22 de nov de 2017

Resenha: Só os Animais Salvam - Ceridwen Dovey



Sinopse e Ficha Técnica


Olá leitores, como estão? Um livro bem diferente do que já li até agora, onde os personagens te trazem bastante reflexões e que tocam seu coração. Vem comigo conhecer Só os Animais Salvam, de Ceridwen Dovey.

O livro nos apresenta 10 contos que se passam em períodos de guerra: Primeira e Segunda Guerras, Iraque, Guerra Fria e  outras guerras menos conhecidas. Os contos são narrados pelo ponto de vista dos animais, é são relatos bastante tocantes.

Vou despertar o soldado adotivo do gato, tirá-lo de seu cochilo, e esperar até que ele pare para ouvir com bastante concentração, até que note o gato chorando em meio à lama e aos arames em que se prendeu.

São os mais diversos tipos de histórias, desde animais que foram usados em guerra, como o conto Alma de Golfinho, onde golfinhos eram treinados pela marinha para detectar submarinos inimigos e até minas aquáticas, até histórias de animais que se perderam ou foram abandonados por seus donos durante as guerras.



Enquanto morríamos, testa contra testa, um dos humanos se aproximou e colocou uma única laranja entre nossa trombas. Foi um ato de gentileza, acho, uma forma de agradecer nosso sacrifício.

Só os Animais Salvam é aquele tipo de livro bonito e triste, que mexe conosco e nos faz pensar em diversas atitudes que temos ao longo de nossas vidas. Conhecer os fatos através dos olhos dos animais nos mostra outra tipo de perspectiva, nos faz sentir a dor e alegria que eles passam ao longo das narrativas. Pensei nos diversos casos que já li sobre mal tratos com os animais: abandono, caça ilegal, tortura, espancamentos...Pensar no sofrimento deles e saber o quanto o ser humano pode ser cruel a ponto de menosprezar outras espécies.

A diagramação está linda, no padrão DarkSide Books, capa dura belíssima,  marcador de páginas em fita azul, folhas com uma textura agradável ao toque, letras em fonte confortável para ler. A capa passa toda a delicadeza e beleza dos animais que narraram os contos. 



Uma leitura que te encante e que te emociona...Até a próxima!

7 comentários:

  1. Gosto de contos, por isso o livro já me chama atenção, é da Darkside... quero. Os livros são lindos.
    Gosto desse tipo de leitura que nos faz refletir, quero muito ler. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas vejo muita gente falando dele, e geralmente falando muito bem, o que me deixou com muita vontade de ler! Sou apaixonada por animais, então talvez por isso ele me chama mais ainda a atenção, embora eu admita que nunca me dei muito bem com contos hahaha essa edição parece maravilhosa nas fotos, deve ser melhor ainda pessoalmente! *-* Amei seu post, parabéns!! :)
    By: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola eu tenho vontade de ler esse livro mais não é uma vontade muito grande não.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muuuiiiito esse livro, pois apaixonada pelos animais do jeito que eu sou, não posso deixar de ler!
    Adorei a sua resenha. A diagramação do livro parece ser muito linda. Não vejo a hora de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bom?
    Sou louca para ler esse livro, acho a capa um encanto de tão diva que é, além disso sua resenha levantou alguns pontos que me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  6. É bem diferente ver animais que a gente nem dá atenção dando o seu ponto de vista em histórias que envolvem guerras, né? Com certeza uma narrativa bem inusitada que prende o nosso olhar em cada um dos contos do livro!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzana!
    Morro de vontade de ler esse livro, amo animais e acho incrível a ideia de um livro que mostre o quanto a mundo pode ser melhor com esses serzinhos! Sem contar de o livro é lindíssimo!!!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.