30 de nov de 2017

Resenha: O Assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie


Ficha Técnica e Sinopse

Olá leitores! Eis que trago a última leitura do Projeto 6 Meses com a Rainha do Crime, organizado pelos blogs Eu Insisto e Leitura das Cinco. Quero dizer que amei participar do projeto, foi super prazeroso conhecer as obras de Agatha Christie e fiquei apaixonada pela inteligência de Poirot! Então vem comigo se aventurar em mais um caso de Hercule Poirot e descobrir o mistério por trás de O Assassinato de Roger Ackroyd.


Na pacata vila de King's Abbott mora Roger Ackroyd, um milionário do ramo industrial, vivia uma vida confortável em sua mansão com a cunhada Mrs. Ackroyd e sua sobrinha Flora, além dos empregados, Roger era amigo do Dr. Sheppard, o médico da cidade. Roger estava perturbado com um problema e precisava desabafar com seu amigo médico. Ele o convida para jantar e após o término deste, ambos cavalheiros se recolhem ao escritório e ali iniciam a conversa.

Dr. Sheppard vai para a sua casa, onde mora com sua irmã Caroline. Ela é a típica pessoa que sabe de tudo o que acontece na vizinhança e tem seus informantes. Caroline me lembrou aquelas vizinhas que adoram ficar fiscalizando a rua e sabem de todos os acontecimentos da vizinhança.

Sheppard já estava a ponto de se recolher quando recebe uma ligação com uma notícia bem ruim: seu amigo Roger estava morto. Foi pedido para ele ir até a mansão, já que era médico. Ao chegar lá, Roger estava na sua poltrona, morto com uma adaga na nuca.

Eu irei até o fim! O bom cão não abandona o faro, lembre-se! Você poderá acabar desejando ter deixado tudo com a polícia local.

Quem poderia ter cometido esse crime? E como poderia ter entrado na mansão? Que motivos teria para assassinar o pobre Roger? 

Todos ficam abalados e claro, todos também são suspeitos. As investigações começam e todas as evidências apontam para uma pessoa, mas Flora não aceita a opinião da polícia, não acredita que a pessoa acusada fosse capaz de tal ato.

Flora descobre que o novo vizinho de Sheppard é ninguém menos que Hercule Poirot. Ele estava aposentado e havia mudado para a pequena vila para ter uma vida tranquila, mas parece que casos complicados correm atrás dele. Flora vê em Poirot a única luz para esclarecer o caso.

Poirot aceita o trabalho e junto com Dr. Sheppard começa a investigar. Para a policia, o caso já estava mais do que esclarecido, mas Poirot via além e ele estava investigando todos os detalhes, até os menores.

A verdade, por pior que seja, é sempre curiosa e bela para aquele que busca.

Várias reviravoltas acontecem e pistas falsas vão surgindo. Mas Poirot estava um passo a frente e conseguiu juntar as peças que faltavam, Sheppard teve uma contribuição na conclusão do caso também. E no momento certo, Hercule Poirot revela o verdadeiro assassino.

O Assassinato de Roger Ackroyd é um livro bem intenso e repleto de suspense. Começamos a história com mais de cinco suspeitos e podíamos desconfiar de qualquer um. Agatha Christie  soube conduzir brilhantemente a história, ela soube como preparar a surpresa para o leitor ao revelar que era o responsável pela morte de Roger.

O livro é narrado pelo Dr. Sheppard e achei bem interessante a história ser narrada do ponto de vista de um dos personagens, pois além de contar todos os fatos ele também mostrava suas impressões sobre Poirot. Todos os personagens foram bem construídos e até os personagens secundários tiveram papel importante dentro do enredo.

Sobre os fatos, eu não retenho nada comigo. Mas cada um os interpreta a seu modo.

E sim fiz a minha lista. E não, não acertei o assassino. Fui pega de surpresa com a revelação, confesso que não esperava tal desfecho! 

O Assassinato de Roger Ackroyd é um livro cheio suspense e mistério, com uma pegada psicológica bem construída e leitura emocionante. Super recomendado para os amantes do gênero.

Até a próxima!



7 comentários:

  1. Olá eu ainda não li nenhum livro da Agatha mas eu ganhei de presente de aniversário esse livro, estou pensando em ler ele no mes de dezembro! Todo mundo me diz maravilhas sobre a escrita dela e eu espero não me decepcionar. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Recentemente estou me apaixonando por livros do gênero, e esse ainda não tinha ouvido falar, vou adicionar na minha TBR para poder ler assim que der. Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não sei como não amar as obras da rainha do crime e seu detetive Poirot. É tudo tão elaborado que não ficam pontas soltas e por mais que eu tente descobrir o verdadeiro culpado, nunca acerto.
    Adorei conhecer sua opinião sobre essa obra atemporal.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li nada da autora. Sinto até vergonha de assumir isso. E olha que eu gosto do gênero de seus livros, nada me impede! Gostei de conhecer mais sobre essa obra, anotado a dica.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Aí que legal que você leu a Rainha do crime em 2017 e gostou tanto. Já li alguns livros dela e também gostei pra caramba. Em 2018 pretendo investir em alguns e-books dela para ler mais dessas histórias interessantes, intrigantes e envolventes. Parabéns pela leitura e valeu pela ótima indicação, ainda não li esse título.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Aaaah esse se tornou o meu livro favorito da autora! Mesmo que eu desconfiasse da pessoa certa achei tudo bem surpreendente e emocionante.
    Achei muito inteligente da parte da autora em escolher aquela pessoa para ser o assassino. Nunca tinha visto algo do tipo acontecer.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da Agatha, mas tenho muita vontade de ler qualquer livro dela. Amei a sua resenha e me deu mais vontade ainda de ler!

    Beijão da May :) - Minha Pequena Coleção

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.