26 de jun de 2017

# 6 Meses com a Rainha do Crime # Agatha Christie

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie



Olá leitores! E finalmente leio algo de Agatha Christie! Resultado? Mais do que encantada com a escrita e inteligência dessa grande escritora!  O blog está participando do projeto "6 Meses com a Rainha do Crime", organizado pelos blogs Eu Insisto e Leitura das Cinco. Durante 6 meses, vamos ler uma obra de Agatha Christie. A lista de livros é essa:


Junho: Assassinato no Expresso do Oriente
Julho: E Não Sobrou Nenhum
Agosto: Morte no Nilo
Setembro: A Casa Torta
Outubro: Os Cinco Porquinhos
Novembro: O Assassinato de Roger Ackroyd



A história se inicia na Síria, na plataforma de Alepo, o pomposo Taurus Express estava sendo estacionado, é nele que vamos encontrar Hercule Poirot, um detetive inteligente e sagaz. Poirot respondeu ao chamado de um amigo, o General.

Poirot estava a caminho de Istambul, mas ao chegar ao hotel, recebeu um telegrama dizendo que um imprevisto havia acontecido em um dos casos que estava trabalhando, precisava ir para Londres. E assim ele embarca no Expresso do Oriente.

A viagem segue seu curso, cada passageiro com sua particularidade. Poirot observava todos durante as refeições que faziam no vagão-restaurante. 

O impossível não pode ocorrer, mas o impossível pode ser possível a despeito das aparências.

Certa noite, a tempestade de neve fica muito forte, forçando o Expresso do Oriente parar. Isso deixa os passageiros preocupados, as campainhas dos camarotes começam a tocar e o encarregado pelo serviço começa a atender os chamados.  No outro dia, todos tem uma grande surpresa, um passageiro americano, o senhor Ratchett, estava morto em seu camarote...Quem teria cometido tal crime? E por quê?

Poirot começa a investigar todos os ocupantes do vagão: o condutor Wagon Lit, o secretário Macqueen, o criado Edward Masterman, a dama americana Hubbard, a dama sueca Greta, a princesa russa, o Conde e Condessa Andreenyi, o Coronel Arbuthnot, o senhor Hardman, o italiano Foscarelli, o senhorita Debenham e a dama de companhia alemã.



Todos eram suspeitos, quem poderiam ter matado Ratchett? O que este home teria feito para causar tamanha ira, a ponto de ser assassinado? Pistas falsas vão surgindo ao longo da investigação, com o intuito de confundir o detetive. Mas Poirot com seu jeito astuto está um passo a frente, e consegue chegar a uma conclusão...Ou melhor...Duas conclusões sobre o caso.

Mas Suzana, quem matou o senhor americano? Só lendo para descobrir!

- Dois assassinos...- Gemeu Bouc. - E no Expresso do Oriente...E esta lembrança quase o fez chorar.

Como disse acima, Assassinato no Expresso do Oriente foi meu primeiro contato com a escrita de Agatha Christie. Fiquei completamente envolvida na história, sua escrita tem uma gradação bem dinâmica e prende o leitor desde a primeira linha.

Seus personagens são bem construídos, a parte psicológica de cada um é bem desenvolvida, todos apresentam características fortes e distintas. Poirot é um personagem brilhante, um dos personagens mais inteligentes que já encontrei nos livros. 

Ele não se prende apenas nas provas físicas para a investigação, mas também o aspecto psicológico de cada suspeito e é através desse perfil psicológico que ele traça, que o crime começa a ser elucidado. 

Assassinato no Expresso do Oriente é um livro incrível, que envolve o leitor nesse mistério, nos fazendo criar teorias e possíveis suspeitos junto com Poirot. Uma história concisa e com um final surpreendente. O livro foi adaptado para o cinema e a previsão de estréia é para o segundo semestre desse ano. E claro que estou ansiosa para assistir!

Até a próxima!



25 comentários:

  1. Olá! Ainda não tive contato com a escrita de Agatha Christie, que bom que você ficou completamente envolvida na história e que a escrita da autora é bem dinâmica. Personagens bem construídos fazem toda diferença. Adoro personagens com características fortes. Legal Poriot é um personagem muito inteligente. Eu fiquei interessada em ler, a história e os personagens apresentam ser muito bons. A resenha está ótima. Em 1974 já foi feita a adaptação cinematográfica, que bom que estão fazendo uma nova agora em cores. O trailer está ótimo e, só de saber que Johnny Depp está no filme já sei que vou assistir. Beijos'

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Até agora dos livros que li da autora esse é o que eu mais gosto. Estou maluca para assistir a adaptação do mesmo, tenho certeza que será maravilhosa.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  3. Oiii Suzana tudo bem?
    Eu fiquei muito feliz de ler a sua resenha menina, Agatha sempre foi uma das minhas queridinhas, foi ela que me incentivou a sempre ler histórias de suspense/policial, esse que trouxeste a resenha ainda não li, mas adoraria com toda certeza, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Sempre ouço falar bem dos livros da Agatha, tenho um amigo que é super fã dela. Suas histórias cheias de mistérios me atraem bastante.
    Gostei de saber que o Poirot também se atenta à parte psicológica do caso.
    Louco para ler o livro e ver o filme.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas fiquei curiosíssima para saber mais sobre o livro! Amei sua resenha! Obrigada pela dica!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Aaaah que delicia. Acho que estou com esse livro parado para ser lido. Convenhamos, a Agatha é a rainha do crime para toda a eternidade. Fico pasma o quanto ela escreve bem, para livros tão antigos.

    ResponderExcluir
  7. Olha, nunca li nada da Agatha também, mas desde que me entendo por gente, somente vejo elogios destinados a essa mulher!
    Também sou super curiosa em ler e com esses novos box's dela, em breve irei começar a ler.
    Essa obra é uma das mais famosas mesmo e acho que você começou muito bem em sua leitura.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre o livro e em breve, também iniciarei minhas leituras!
    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Heiii, tudo bem?
    Ahhh como nao amar os livros da Agatha Christie ne?!!
    Achei mto legal o projeto, acho que é um meio de conhecer os livros de uma autora que tem tantos fãs pelo mundo.
    Adoro o modo como ela escreve e nos deixa ansiosos pelo final.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sou super fã de A.C , na verdade muito fã e estou muito ansiosa para assistir e já vou fazer releitura do livro para não perder nada! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Não li muita coisa da Agatha, mas os que li não curti kkkk
    Quero dar uma nova chance a essa autora, pois ouço muitos elogios. Talvez eu não tenha lido a obra certa ainda. O Assassinato no expresso do oriente parece ser muito bom e agora que vai virar filme parece uma ótima oportunidade para dar uma chance as suas obras.
    Dica anotada, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Sempre quis ler algo da autora, pois gosto muito do gênero. Preciso começar logo.
    Fiquei curiosa por esse livro, pela premissa e não só pelo filme que vai estrear. Adorei saber o que achou.Espero conseguir ler antes do filme.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  12. AMEI sua resenha, sou louca para ler os livros da Ágatha Christie, em breve quem sabe não dou essa oportunidade. E começarei por esse rsrs

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi!!

    Gosto muito da Agatha e de suas obras. Gostei muito que o filme vai ser lançado, o que já era pra ter ocorrido há tempos, o que me incomodou foi a aparência física de Poirot, mas se o espetáculo tiver altura vale apena relevar. Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Eu estava adiando a leitura desse livro, mas a sua resenha me deixou com vontade.
    Será o meu primeiro livro dela e estou com alta expectativa

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Até hoje li apenas um livro da autora e foi o suficiente para me fazer virar uma fã pro resto da vida. Gostei muito da sua resenha e achei muito bacana você ter curtido. Já levantei inúmeras teorias sobre o que aconteceu, mas vou ter que ler para saber se está certo. Se eu não tivesse atoladíssima, participaria do projeto com você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Dela eu li Morte no Nilo e O Assassinato de Roger Ackroyd e gostei, porém não amo de paixão, apenas gostei. Esse não tenho vontade de ler, então vou ver o filme - e só por causa do Kenneth Branagh.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Foi o primeiro livro que li da autora, e adorei todo o suspense e a investigação.
    Tanto que preciso conferir mais livros da autora, pois as histórias que li sempre me surpreenderam.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi Su, tudo bem??
    Menina sabe que nunca li nada da autora e confesso que já tive vontade, mas hoje em dia não tenho mais... se surgir alguma oportunidade até que vou, mas sinceramente rs. De qualquer forma, fico super feliz em saber que experimentou conhecer a escrita da autora e que a experiência foi boa... é tão bom quando pegamos um livro e ele nos surpreende não é mesmo... boa sorte no projeto. Xero!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Ao contrário de você eu ja tinha lido o livro, mas não lembrava do final, então me surpreendi de novo com o final hahahahahaha
    Vamos que vamos pro próximo!

    bj

    Debyh - Eu Insisto

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Já li algumas obras da Agatha e fiquei totalmente encantada, pois ela conseguiu me prender de um jeito único, no qual não conseguia largar o livro em momento algum. Confesso que essa obra está na minha lista de leituras faz um tempo, mas ainda não li, espero fazer isso em breve! Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oiii!

    EU AMO Agatha!!! AMO muito! Adorei ter lido os livros dela e fiquei muito feliz com essa adaptação. Lembro que fiquei extremamente suspeita com o desfecho que a autora deu! Foi muito bacana!Espero que continue gostando das demais obras <3

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  22. Jheinis Duarte3.7.17

    Adoreeeeiii
    Me sinto um e.t por nunca ter lido nada da autora kkkkk
    Vou aproveitar que vai sair o filme e tentar ler o livro antes rs
    Beijooo

    ResponderExcluir
  23. Eu amo os livros da Agatha e to louca pra ver o resultado no cinema. Meu preferido é a Morte no Nilo e recomendo demais a leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Também estou há tempos querendo ler algo da Agatha Christie e agora com o lançamento do filme fico mais ainda animada a começar. Adorei a sua animação e isso só me motivou mais ainda a lê-lo.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Gostei muito de sua resenha!

    Sempre ouvi falar muito bem dos livros da Agatha, mas acredito que por motivos religioes nunca senti vontade de ler. Mas acredito que ainda vou ler um de seus livros, e porque não começar por esse né ?

    Beijos,

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.