8 de mai de 2017

Resenha: The Schroedinger Show - Carlos Orsi



Olá leitores! Antes de falar sobre o conto, tenho que fazer uma pergunta para vocês. Já ouviram falar do Gato de Schroedinger? Schroedinger era um físico austríaco que formulou um experimento imaginário bem estranho. a experiência era assim: um gato, que seria a cobaia, está vivo e morto ao mesmo tempo, dentro de uma caixa. Calma jovem, isso é visto sob o ponto de vista da Física Quântica. 

Dentro da caixa, haveria um vidro com veneno, um recipiente com material radioativo e também um contador Geiger, para detectar essa radiação. Se esse material liberar partículas radioativa, o contador vai detectar e acionar um martelo, este vai quebrar um frasco de veneno e o gato morre, mas o recipiente também pode não liberar radiação e o gato vive.  Tem 50% de chances para ambos os lados.

Mas, você só vai saber se abrir a caixa. Mas, mesmo abrindo a caixa o gato pode estar vivo e morto ao mesmo tempo...Bugou ai? também fiquei bugada quando vi isso na aula de física. Calma, respira...Isso acontece por que a matéria tem natureza ondulatória e o estado gato-vivo/gato-morto são designados por funções de ondas diferentes...Ufa!!! Quem tiver curiosidade e quiser saber mais, corre no tio Google que ele ajuda.

Por que você disse tudo isso Suzana? Por que o conto foi inspirado nesse experimento.

Um super megastar decide fazer algo diferente em seus shows. Algo que vai transformar as apresentações dele, como ninguém pensou em algo tão extraordinário assim?  Ao redor do planeta, diversos palcos seriam montados e o megastar estaria presente em todos eles, ao mesmo tempo. 

"Cientistas evitaram comentar o assunto. Havia um mal pressentimento no ar."

A mídia mundial anunciava o tempo todo, seria o espetáculo do século! Como ele faria isso? Usando a física quântica, ele vai tentar por em prática a experiência empírica do Gato de Schroedinger...Será que vai dar certo? Pela primeira vez uma teoria tão complexa seria comprovada...Ou não.

The Schroedinger Show é um conto divertido e rápido, o autor soube mesclar bem a física com ficção e criou um texto bem claro e objetivo, atiçando a curiosidade do leitor, já que queremos saber se o megastar vai conseguir realizar tal feito. A escrita de Carlos Orsi é bem dinâmica, objetiva e inteligente. Ficou curioso para saber se o megastar vai conseguir? Baixe o conto, totalmente gratuito, no site de Editora Draco.

Até a próxima!

30 comentários:

  1. Só o título já me deixou louco para ler, e agora estou ainda mais curioso pra saber como seria essa prova prática. Valeu demais pela dica :D

    ResponderExcluir
  2. Oiê!
    Não conhecia o autor, mas já tinha ouvido falar de O gato de Schroedinger e como tenho me interessado demais por Física Quântica, com certeza vou pesquisar sobre esse conto, porque quero saber se o cantor conseguiu ou não comprovar a teoria!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que loucura esse experimento do gato morto/gato vivo! Adorei saber um pouco mais sobre ele e vou procurar mais no Dr.Google! Realmente fiquei curiosa para saber se o megastar vai conseguir ou não realizar o experimento no palco, ainda mais depois de tanto anúncio da mídia sobre o espetáculo.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa... título e premissa bem interessante! Já estou super curiosa! Dica anotada!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fiquei meio bugada hahaha Mas achei interessante, o livro parece ser bom. E com certeza vou ler. Adorei a dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oii. Que conto criativo e com um conteúdo super original!!!
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que diferente!! Parece ser uma história muito interessante e original.
    Adorei!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu fiquei maravilhada com esse conto, porque Poe acreditava no mesmo processo da Física Quântica que nos contos do norte-americano se chamavam de Mesmerismo...na qual trabalhamos com uma pessoa inconsciente e que fosse moribunda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu conheço poucos título da Draco e os cintos mais poucos ainda kkk. Achei a capa muito linda e o título o bem interessante. Pelo o que vi nas sua scritivas a obra é bem interessante. Até mais ver

    ResponderExcluir
  10. Bem complexo e é pra bugar mesmo. Mas achei interessante tanto o livro quanto a experiência em si. Aposto que não acaba bem e tá mais para astro/gato morto no final.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu fiquei!
    Não me lembrava dessa experiência, amava física, mas essa parte quântica nunca entrou na minha cachola, gostei do conto e gostei ainda mais da ideia de juntar conceitos da física de uma forma que parece bem interessante e divertida

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ler muitos contos, fiquei super curiosa!
    Adorei sua resenha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. A cabecinha da pessoa de humanas aqui já começou a bugar no início da explicação rsrs
    Acho que me interessei pelo conto mais pelo suspense de descobrir se vai dar certo ou não, do que do experimento que ele foi baseado xD já baixei o conto na Amazon e irei ler assim que possível.
    Beijos !

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho problemas com a leitura de contos, mas confesso que por ser uma ficção cientifica me anima muito mais... rs... Fico feliz em saber que foi do seu agrado, isso dá um fôlego amais para a nossa curiosidade. Espero poder ler em breve :)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  15. Oi!!


    Não conhecia essa teoria e muito menos o conto que já baixei, a minha curiosidade foi mais pela teoria do experimento que o livro se baseia do que pela enredo em sim. Enfim, espero compreender a física tão bem quanto você. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá ♥
    Ainda não conhecia esse conto, mas fiquei contente com a premissa dele e com o fato de que ele é divertido e rápido. Quero saber como que o autor misturou a física e a ficção, pois não sei como ver isso funcionando.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Buguei aqui já com a história do gato rs
    Mas serviu imensamente para que eu leia o conto e pesquise um pouco mais sobre esse tal experimento! Já baixei o conto e vamos ler! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Deu um bolo aqui na minha mente kkkk super curtir a ideia do livro e fiquei curiosa para saber se deu certo ou não o experimento. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Gostei muito desse conto, com certeza tem a minha cara haha
    Fiquei muito curiosa sobre o experimento, um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Olha, fui baixar o conto, e então vi que já tinha baixado ele há quase dois anos e ainda não li! Hahaha. Mas, depois dessa resenha me deu mais vontade de ler. Eu ouvi sobre o Gato de Schrödinger na série The Big Bang Theory rsrs. Achei bem interessante, embora deteste física rs. Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite
    Moça, conseguiu me deixar muito curioso sobre esse conto kkkk, ficção científica é um dos meus gêneros favoritos, então, dica anotadíssima!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Su, tudo bem???
    confesso que minha mente bugou haha... este conto não é para mim... talvez se tivesse um filme, poderia fluir melhor... mas para quem curte física quântica para leitura... deve ser uma boa pedida. Ainda bem curtiu. Xero!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Su!
    Eu sempre tive curiosidade com esse gato, kkk. Sabe que nunca ouvi falar dele? Enfim, esse conto parece bem legal e inteligente. Fiquei imaginando o que aconteceu com esse experimento de estar em todos os lugares...

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Sou uma negação em física, até fiquei de dependência na escola, porém, a premissa dessa obra é muito original, arriscaria a leitura só pra saber o desfecho. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  25. Oii!!

    Eu não conhecia o conto, mas fiquei mega animada para ler, achei o enredo bem incrível e sua resenha muito bem escrita.
    Já baixei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oii,

    Nunca ouvi falar dessa teoria, mas que dó do gatinho, RS.
    Fiquei curiosa para ler e descobrir se esse Megastar vai conseguir provar a teoria . Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Gente, que louco! Eu nunca entendo esses conceitos de física quântica, por mais que eu leia! Seja o tio Schro (vamos abreviar, pq né...), seja o tio Einstein, coisinha difícil de entender! E olha que eu sou cientista (bioquímica, mais pé no chão, com a graça da Deusa). De qualquer forma, adorei o conto, achei que se o ator conseguiu botar em prática na ficção essa teoria louca, ele já conseguiu muito! Baixando o conto em 3, 2, 1...! ;)

    ResponderExcluir
  28. Olá! Adorei conhecer esse livro, ainda mais poder prestigiar nossos queridos autores nacionais. Amei essa premissa do livro e conheço toda essa história e estudo do gato do Schroedinger, preciso ler o mais rápido possível essa obra.

    ResponderExcluir
  29. Olá Suzana!!!
    Posso dizer que Física não era minha matéria favorita na escola, porém como você bugou meu célebro com esse conto fiquei atiçada a lê-lo. Porém, admito que é uma maldade com os pobres dos gatos essa teoria.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Tenho pavor do gato de schrodinger, a simples hipótese de ser e não ser me assusta. Eu tenho problema com o cenceito de duas realidades alternando pq veja bem se esse fosse o caso o seu blog existe e não existe na mesma chance, ou eu estou viva e morta na mesma chance. A prova poderia ser questionada da mesma forma, eu estar viva provado por você poderia ser uma chance sempre de 50% e daí é um pulo pra crença de multiversos e eu me afundo em teorias loucas hahahaa.
    Sobre o conto vou baixar, apesar de tudo fiquei curiosa com a experiência. Seria possível ou apenas um engodo pra outra coisa?
    Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.