Drama Editora Arqueiro

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

24.3.17Suzana Chaves Linhares


Título: Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora:  Arqueiro
Gênero: Romance
Páginas: 368
Ano: 2015
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estaremjuntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.
Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado.Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. 

Olá leitores! Tudo bom por aí? Faz um bom tempo que não resenho um livro de um dos meus autores preferidos, Nicholas Sparks. Já estava com saudades de suas belas histórias de amor, carregadas com bastante drama e que nos emociona. Vem comigo, vou te levar por Uma Longa Jornada.

Nesse livro, Sparks nos apresenta três personagens: Luke, Sophia e Ira. Luke Collins é um belo vaqueiro da Carolina do Norte, mora com sua mãe na fazenda, sempre ajudando nas tarefas do cotidiano. Além disso, é um peão de rodeio, já montou por prazer, influenciado por seu pai, que já tinha sido peão. Mas, os motivos que o fizeram voltar a montar são outros, bem mais sérios. 



Sophia Danko é uma estudante do último ano de História da Arte. Está preocupada por que ainda não conseguiu seu estágio faltando poucos meses para a formatura. Além disso, seu ex-namorado Brian, não para de persegui-la. Não aceita o término do namoro, depois de três traições, Sophia deu um basta em um relacionamento fadado ao fracasso.

Ira Levinson é senhor de 91 anos, viúvo e sozinho. Sofre um acidente de carro (não é spoiler, está na sinopse rs), enquanto luta para se manter consciente, a imagem de sua falecida esposa Ruth surge em sua mente e com ela, sua bela história de vida.

"Confie nas pessoas, dizia, até que elas lhe deem motivo para não confiar. E depois nunca mais fique de costas para elas."
Sophia e Luke se encontram em uma festa pós rodeio. Ela estava se desvencilhando de Brian, que tentava a todo custo agarra-la  contra sua vontade. Luke percebeu que a situação estava muito desconfortável para a moça e resolveu interferir. Você pode imaginar cenas de socos e chutes...Lamento informar, mas Luke soube dar uma boa lição no Brian, que ficou no seu devido lugar.

"Sophia foi até a cerca e apoiou os cotovelos nela. Inclinou-se para a frente e se virou para Luke, sorrindo. Hesitante, ele foi se juntar a ela."
A partir daí, Sophia e Luke começam a conversar e, apesar de serem de mundos bem diferentes, percebem que gostam da companhia um do outro e que o sentimento que nasce entre eles é bem verdadeiro, algo que nenhum dos dois havia sentido antes. Claro que nem tudo são flores, até mesmo por que Luke esconde um segredo bem grave e que deixa sua vida em risco. Será que Sophia estaria disposta a enfrentar essa situação? 

Mas Suzana, e o Ira? A história dela vai correndo em paralelo, durante o tempo em que ele fica preso no carro, ele vê a imagem de sua esposa e junto com ela, começa a relembrar suas vidas juntos, desde que se conheceram até quando ela partiu desse mundo. É uma história linda e cheia de emoção, é bonito ver a construção de um sentimento e de um vida a dois. Ambos eram judeus e a Segunda Guerra marcou ambos de maneiras diferentes.

Durante a leitura, fiquei me perguntando em que ponto da leitura, Luke, Sophia e Ira teriam suas histórias conectadas. Confesso que não via nenhuma ligação entre eles, mas Nicholas Sparks sutilmente mostra que o destino pode sim nos surpreender. E que surpresa tive quando as histórias dos três se conectam! Foi o momento mais lindo do livro, fiquei totalmente encantada como o enredo se desenvolveu, ficou perfeito!



Uma Longa Jornada é um livro lindo, emocionante, com uma história delicada e com boas reflexões. É um enredo com drama na medida certa, Nicholas vai preparando o leitor o tempo todo, mostrando que algo maior e significativo estava chegando. Mesmo assim, fica impossível não se apaixonar.

"Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontramos de novo, porque não existe um paraíso sem você"
A escrita de Nicholas, como sempre, é linda, fluida e bem construída. Não é a toa que ele tem belas histórias. O modo como ele as conduz vai conquistando seus leitores desde as primeiras páginas. Não é uma história monótona, sua gradação é constante, chegando ao ápice de uma maneira perfeita.

A diagramação está bem feita, páginas amarelas e com boa textura ao toque. Comprei a edição econômica, pois a tradicional já estava esgotada. Mas, isso não dificultou a leitura. A capa é o cartaz do filme, confesso que não curto muito, prefiro a capa original, mas é uma capa bonita e representa bem o casal Luke e Sophia.



Dois romances, várias maneiras de amar. Se você procura um romance para se apaixonar, Uma Longa Jornada vai conquistar você.

Até a próxima! 

Você Pode Gostar Desses

34 comentários

  1. Oi Suzana! Parabéns pela resenha, eu nunca li nada do Sparks mas sei que os livros dele são feitos pra chorar rios heheheheh
    Ainda quero ler alguns livros dele e esse com certeza vai entrar pra lista também!

    Ótima resenha.

    Um grande beijo,
    Hugo.
    Raposa Cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hugo! Você irá gostar dos livros, prepare os lencinhos!

      Excluir
  2. Olá,

    Acredita que até hoje não li nenhuma obra do autor? Eu tenho um pouco de interesse, mas não agora, não quero me forçar para não arrepender. Achei sua resenha maravilhosa, explicou a trama direitinho e expressou muito bem sua experiência com o livro, amei e anotei a dica para quando chegar o momento certo, já estou louco para conhecer os dois romances! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! Espero que goste da história.

      Excluir
  3. Olá!

    Tio Nick destrói nosso emocional, confesso que fujo um pouco dos livros dele, é morte na certa. rs

    Fiquei curiosa sobre como as histórias se ligam, tb prefiro a capa original. Eu acho que fico com o filme da obra, dessa vez... rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Destrói completamente! Beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Nunca li nada desse autor, mas gostava muito dos filmes baseados nas obras dele. Esse pra mim se tornou interessante por causa da situação do senhor Ira, fiquei intrigada com a situação dele, já o possível romance entre Luke e Sophia não me despertou grandes emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea! A história do Ira é encantadora! beijos!

      Excluir
  5. OLÁ
    Eu conheço bem como é as histórias do Nicholas, mas particularmente não tenho muita vontade de ler elas. Li apenas O Milagre do autor e achei uma leitura bem massante e foi um verdadeiro milagre eu ter terminado a leitura kjkk. Mas enfim, já os seus filmes eu já assisti praticamente todos e acho até interessantes, bem o oposto dos livros. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel! O Milagre é uma escrita bem diferente dele, mas os livros que deram origem aos filmes são ótimos, abraços!

      Excluir
  6. Já tentei ler, juro que tentei ler alguns livros. Mas eu não consigo gostar, admito que ele é um ótimo autor mas por todos os motivos que fazem você gostar dele que citou no inicio são os meus mesmos motivos para não gostar.
    Mesmo assim que bom que gostou da leitura e parabéns pela resenha.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamires!Obrigada pela visita, quem sabe um dia você possa ler, beijos!

      Excluir
  7. Olá! Confesso que nunca li um livro do Nicholas, mas adorei sua resenha e fiquei curiosa para conhecer essa história. Achei bem bonita e interessante, gosto muito quando o autor cria personagens que no início não possuem nada em comum, mas que se conectam no final. Romances são sempre bons e acho que vale a pena dá uma conferida nessa história, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer! A conexão que ele faz na história é linda, beijos!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Amo esse livro, amo o filme ♥
    Tio Nick é puro amor!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Realmente é um livro muito bem construído, o fato de ser narrado em tempos diferentes, trazendo as memórias de Ira com sua falecida esposa a tona me deixaram ludibriada. Eu amei o livro e como sempre Nicholas Sparks tem o dom de me deixar emocionada, as obras dele são sensacionais.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??
    Já fui fã do autor, mas simplesmente cansei, então passei a acompanhar somente os filmes, e o filme deste é muito bom!! Cheio de Drama como sempre!!!
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Eu não tenho muita curiosidade com a obra do Nicholas Sparks. Mas é impossível não se encantar com as obras dele.
    Gostei bastante da sua resenha, dá forma como se encantou lendo... Você pretende ir ver o autor quando ele chegar no Brasil?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Este é um dos meus livros favoritos do Sparks e como você, fiquei ansiosa para o momento em que as histórias se cruzasse e claro, o autor mandou bem demais neste ponto.
    Que bom que você gostou também, amo quando outros leitores amam os livros que eu amo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca ali nada do Sparks por saber que são romances daqueles bem melosos, clichês e tal, mas até que gostei desse, acho então que eu devo ter um certo preconceito literário com o autor por conta de outras resenhas que li. Darei uma chance!

    ResponderExcluir
  14. Oiii tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, ainda mais sendo do Nicholas, gostei das fotos e resenha, dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Eu leio algumas vezes um livro e outro do Sparks, porque enjoo rápido da fórmula dos romances deles, porque sempre são previsíveis e dramáticas, mas ele escreve bem e cativa com facilidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Suzana,
    Já li alguns livros do autor e não tenho muita vontade de ler mais nada, pois parecem ser mais do mesmo. Entretanto, confesso que achei interessante sua resenha e a premissa desse livro. Estou me perguntando qual a conexão entre esses personagens, pois não parece existir.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    AMO Nicholas Sparks e esse eu li faz um tempão, mal me lembrava da história. Sua resenha me deixou com uma saudade desses personagens... Mesmo sendo mais do mesmo, como dizem, ainda assim consigo me conectar às histórias.

    ResponderExcluir
  18. Oi Su.... tudo bem?
    Menina não consigo me conectar com a escrita do autor... mas amo os filmes que são baseados em seus livros. Ainda não assisti o filme deste livro, mas pretendo fazer isso em breve. Adorei a sua resenha, ela está bem escrita e com os ingredientes necessários para chamar a atenção do leitor, principalmente os que amam romances e são fãs do autor... parabéns minha amiga...a resenha ficou maravilhosa. Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Eu gosto bastante do Nicholas, mas de um tempo para cá venho sentido certa preguiça de suas obras, não sei bem o porquê. De qualquer forma, Uma Longa Jornada tem uma premissa bem interessante e acho que lerei futuramente, pois já tenho ele aqui. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu costumo passar bem longe da escrita do autor, por seus livros não fazerem meu tipo. Porém, todavia e entretanto, o fato de termos duas histórias nesse livro e delas se interligarem de alguma forma, mexeu comigo. Agora quero saber como eles fez para que no final tudo isso fazer sentido, kkkk.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Tenho que dizer que o Nicholas é um dos meus autores favoritos também
    Por mais que suas obras tenham uma certa previsibilidade, ainda assim ele consegue me surpreender com desfechos interessantes e tramas bem desenvolvidas.
    Li a obra já a algum tempo e também assisti ao filme. Tenho que dizer que gostei muito de ambos e que agora me bateu uma saudade de ler algo dele!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Esse livro é realmente muito bom, como todos os outros do Nicholas Sparks. Desde o primeiro contato com a escrita dele me apaixonei pelos personagens de suas histórias. Amei sua resenha, parabéns!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre fugia dos livros do Nicholas, mas a resenha de alguns deles até que estão me convencendo atualmente. Ameei a sua, apesar de ter lido alguns comentários negativos anteriormente, certamente darei uma chance.

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Faz um bom tempo que eu li esse livro, mas lembro que foi muito emocionante, na verdade todos os livros do Tio Nick me fazem chorar e refletir. Esse é um livro tão lindo e com um final tão perfeito, foi uma leitura muito boa.

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Quando li esse livro fiquei maravilhada com o enredo dele e como o tio Nicholas sabe o que faz, pois teve uma hora que eu jurei que o casal não ia ficar junto, por que o Nicholas ama fazer os leitores sofre kkkk, mas me encantei acho que a cada livro dele que leio me apaixono mais apesar de sofrer muito kkk. Esse livro tem a dose certa de tudo. Quando assisto o filme meu coração ficou cheio por que amei tudo. Amei a resenha beijos!

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nada do autor mas sempre escutei falar muito bem dele. Adorei a resenha! parece ser um livro muito bom e bem no estilo que gosto de ler, já vai para a minha lista de desejos.
    bjs
    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
  27. Oi Su!
    Santo tio Nick, o rei das lágrimas kkkkkk, amo os livros dele e tenho vários aqui, mas confesso que só assisti o filme de uma longa jornada, assim que puder vou me redimir com meu ídolo kkkkk

    Beijokas

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

Visitas

Formulário de contato