Título:  Visagens e e Assombrações de Belém
Autor: Walcyr Monteiro
Editora:  Smith
Gênero: Terror/Fantasia
Páginas: 283
Ano: 2007

"Visagens e Assombrações de Belém" é um livro com a compilação de contos fantásticos e de histórias sobrenaturais e de visagens (fantasmas) que povoam o imaginário amazônico e especialmente da região metropolitana de Belém, capital do Estado do Pará.

A obra é dividida em cinco partes, onde na primeira é a coletânea dos contos, a segunda é a descrição do Culto das Almas, a terceira é a área de pesquisa, a quarta constitui uma abordagem de interpretação dos fenômenos e a quinta as conclusões que chegou o autor, e ainda possui um Documentário fotográfico.


 Olá leitores! Tudo bom?
 
Nesse mês do Halloween, eu resolvi trazer as lendas urbanas aqui da minha cidade, Belém do Pará. Essas lendas são passadas há muitas gerações, no meu caso, minha avó adorava contar para nós (netos) essas histórias que nos deixavam sem dormir. Li esse livro quando tinha uns 14 anos, quando fui de férias para a casa dos meus avós, fiquei encantada e devorei o livro em um dia, era uma edição mais antiga.

 
Lembro de ter deixado na estante, onde tinha achado. E aconteceu algo engraçado: quando fui procurar depois de alguns horas para mostrar para minha mãe, o livro havia sumido! Sério! Começamos a procurar o livro e ninguém encontrou. Foi bem estranho!

Bom, o livro apresenta aos leitores diversas lendas que acontecem em Belém, região metropolitana e algumas de municípios vizinhos. São histórias bem interessantes e algumas são mesmo de arrepiar. Muitos dos locais onde os fatos acontecem são comuns para todos os belenenses, como o cemitério de Santa Izabel, palco de histórias famosa como A Moça do Táxi e o Noivado Sobrenatural.

A escrita de Walcyr Monteiro é bem fluida, dinâmica. Ele usa nos contos uma linguagem bem popular, incluindo as gírias regionais. Ele teve todo o cuidado em escrever os contos como escutamos desde pequenos e com todos os detalhes possíveis.  A diagramação do livro é bem feita, a fonte é ótima para leitura e a capa é maravilhosa. 



 Walcyr Monteiro presentou os leitores com uma verdadeira obra prima. Ao reunir as lendas urbanas típicas de Belém, conseguiu levar essas histórias para mais pessoas e de gerações diferentes, não deixando elas se perderem ao longo do tempo, continuando a tradição do contar "causos" na casa da avó ou na casa dos amigos.  

Se você gosta de histórias sobrenaturais, lendas urbanas, tenho certeza que vai gostar de ler esse livro!

Até a próxima!

10 Comentários

  1. Olá, muito obrigada por me apresentar a esse livro! Achei a capa linda, e por ser de contos e ter as lendas como tema, com certeza é uma leitura que eu iria amar fazer. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Suzana, tudo bem?
    Menina eu fiquei louca com essa sua postagem,eu me apaixonei por essa sua postagem e é sempre bom trazermos algo de nossa cidade e mostrar para pessoas de fora, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ADORO livros de contos! Ainda mais de fantasmas!!!
    Fiquei muito curiosa pelo livro!!!
    Adorei sua resenha!! <3

    #Ana Souza

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Que sensacional um livro de lendas e contos tradicionais do Pará, adorei! Só conhecia livros de lendas com aquelas mais tradicionais (Yara, Saci, Curupira, etc.) que já não me chamam mais a atenção pois já as conheço de cor e fiquei muito animada pra ler esse e conhecer lendas que pra mim serão novidade.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei pela capa, uma das mais bonitas que eu já vi *o*
    Tenho lido bastante contos e esse parece muito bom também. Tentarei ler futuramente.

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro lendas urbanas, seja de estado ou país for. E que estranho esse livro desaparecer assim em? :0. Gostei de como o autor resolveu trazer a cultura local através de histórias assustadoras.

    ResponderExcluir
  7. Olá Suzana,
    Fiquei curiosa, sabia?
    Acredito que eu não conheço nenhuma história ai de Belém e mesmo sendo medrosa, o leria.
    E menina... que história assustadora é essa do livro que sumiu?
    Quer me assustar é? hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito de ler livros de contos, e sou super medrosa quando o assunto é terror, mas fiquei super curiosa com esse.
    Acho que é o fator de ser lendas urbanas regionais, e por ter tido o cuidado de usar as expressões locais e tal. Achei isso incrível e fiquei na maior vontade de sair da minha zona de conforto e conhecer essas histórias :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa! Não costumo ler contos, mas por esses, que tratam de lendas regionais, acabei me interessando. E achei legal o livro ter outras coisas além da coletânea de contos, parece bem diferente.

    ResponderExcluir
  10. Oi Su, sua linda, tudo bem?
    Fiquei com medo por o seu livro ter desaparecido, risos.. Eu não tenho o costume de ler livros de contos, mas o que gostei nesse foram as lendas urbanas. Quem não se interessa por elas? Não sei se existe alguma da cidade em que vivo. E também chamou a minha atenção ele trazer lendas de Belém, bem diferente. Agora, você poderia ter contado pelo menos uma para a gente, maldade a sua!!! Risos.... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.