3 de fev de 2016

# Autores Parceiros # Distopia

Resenha #24: Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto


Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto
Páginas: 404
Ano: 2015

O ano é 2012, Dia 21 de dezembro, E a temida profecia maia acaba de se cumprir.Cidades devastadas, Ruas vazias, A população mundial bruscamente reduzida,E a história dos sobreviventes começa a ser contada. Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos. Agora serão 2 vidas: A primeira até os 70 anos, A segunda, a partir dos 20 e até os 100.150 anos no total. Nenhum segundo a mais. A nova sociedade começa a surgir: Sem desigualdade, Sem dinheiro, Sem doenças, Sem possibilidade de mortes prematuras, Exceto por uma maneira. Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.Um segredo que precisa ser guardado. Para salvar a sociedade de si mesma.

Olá, tudo bom? Vamos conhecer esta distopia nacional da Loraine Pivatto? Apresento a vocês Pseudônimo Mr. Queen.

Lembra daquela profecia Maia, que o mundo acabaria no dia 21 de dezembro de 2012? Sim, no universo distópico do livro isso ocorre...Mas, o mundo não acaba da maneira que sempre imaginamos...É um recomeço. Vamos ser apresentados a 3 gerações de mulheres: Regina (avó), Lara (neta) e Vitória (bisneta). O livro é dividido em 3 partes, cada parte conta a história de cada uma delas. 


Regina acorda em uma São Paulo totalmente diferente do que se conhece: ruas vazias, sem carros, prédios e residências sumindo. Sim,  o mundo, da maneira que se conhecia, havia acabado. Agora era uma nova ordem, sem diferença de classes sociais. Regina está em um ginásio, onde algumas pessoas, assim como ela, buscam por informações do que aconteceu. Só que se sabe é, que algumas pessoas foram escolhidas para estar nesse novo mundo, o motivo? Ninguém sabe. Será uma nova vida: a população viveria 150 anos, cravados...Sem doenças, sem mortes prematuras...Em duas etapas: Quem estava vivo, viveria até os 70 anos. Depois disso, "morreria", para renascer com 20 anos e viveria até os 100...Nenhum ano a mais! Confuso? De cara também fiquei, mas ao longo da narrativa, vai sendo explicado e você vai se acostumando com esse novo jeito de viver.

Não existiria doenças, e havia apenas uma forma de morre, que só poucos sabiam...Um segredo guardado a 7 chaves. Também não existia classes/status social. Não importava se você era médico, político, gari...Todos viveriam em casas do mesmo padrão, teriam veículos de mesmo padrão...O novo governo iria fornecer meios para os "novos habitantes desse novo mundo, suprirem sua necessidades.

Na sua vida anterior, Regina era uma mulher rica, dona de uma rede de laboratórios, mas não era uma mulher feliz em seu casamento, alguns minutos antes do fim do mundo, ela flagra seu marido com a sua "melhor amiga"...Duplamente o fim do mundo né. Ao longo da história ela vai se mostrando uma mulher forte e muito sábia em algumas decisões que ela precisou ter. Depois vamos conhecer Lara, a neta da Regina, assim como a avó, não liga muito para o mais novo tipo de avaliação que as pessoas vão receber: o TUV...As pessoas passariam a ser avaliadas pela sua profissão, sua vida e escolhas.

Sim, a intenção desse novo mundo era não existir esse tipo de classificação. Mas, o ser humano não permite que isso aconteça. Ao longo da narrativa. percebemos o quanto somos mesquinhos muitas vezes, o quanto um rótulo é muito mais importante do que a verdadeira personalidade de alguém...Por causa desses questionamentos surgem vários tipos de classificação, e como as pessoas fazem de tudo para subir nessa classificação...Lembra tanto a sociedade atual né?

Na parte da Vitória, é onde a intensidade da história chega ao ápice! As dúvidas surgidas ao longo da história são respondidas, você começa a entender algumas coisas que, até então, ficavam confusas. 

Pseudônimo Mr. Queen é um livro totalmente diferente do que já li na minha vida! A autora te pega mesmo, você quer descobrir quem é o Mr. Queen, qual o objetivo dele. E essas três mulheres, irão se encontrar? Já que regina já tinha renascido com 20 anos...Como será o futuro de Vitória? E os questionamentos e reflexões que o livro te faz?

Algumas cenas, tive que parar de ler e pensar. Imagina, você acordar em um mundo novo, só você. Sem mãe, pai, filhos e cônjuges? Dá aflição né...Uma das cenas que me marcou muito foi, o desespero de uma mãe, ao se ver nesse novo mundo sem seus filhos, que eram apenas crianças no outro mundo...Sem respostas do que aconteceu e saber que nunca mais iria vê-los....Não consigo me imaginar nisso...Sem palavras para tal.

Outro fato muito interessante, é sobre a reflexão sobre nós: tanto quanto a sociedade, quanto a ser humano. Todos idealizamos um mundo, como o que foi criado por Loraine, mas o egoísmo do homem, a prepotência e arrogância, podem colocar tudo a perder...Pode-se mudar o mundo, mas se você não mudar internamente, o que vai adiantar?

Pseudônimo Mr.Queen é um livro fabuloso, encantador, instigante. Parabenizo muito a autora por essa obra, um livro excelente! Sua escrita é fluida, clara e gostosa de ler. Li em E-book, mas isso não atrapalhou em nada a dinâmica da leitura.

para quem gosta de distopia e ficção, recomendo esse livro.

Gostaram? Deixe sua opinião. Até a próxima!

31 comentários:

  1. Olá
    Eu já vi uma outra resenha sobre o livro, e as perspectivas foram as mesmas que você teve. Sou muito fã de livros que fala sobre fim do mundo rsrs e esse daí me deixou bem curiosos, espero poder ler. Já a capa não me ganhou muito, mas pelo menos saiu daquela mesmíssi de cidade caindo aos pedaços
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel! Fico feliz que tenhas gostado, abraços!

      Excluir
  2. Olá; esse parece ser um livro muito bom, gostei da resenha.
    A base distópica que a autora criou é muito interessante, imagina ter uma vida assim, dividida em duas etapas! Certamente lerei quando puder.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari! É bem interessante sim, beijos!

      Excluir
  3. Amiga olha eu fiquei super interessada em ler esse livro, mas eu sinceramente não estou para fazer parte de booktour por conta de falta de tempo. Eu gostaria de ter uma parceria normal ou tentar até comprar o livro sabe? Mas infelizmente acho que vou ter que esperar surgir uma oportunidade, porque se tratando de uma distopia fiquei bastante interessada e acho que contém uma estória bastante envolvente pelo que pude perceber pelas pessoas que já resenharam esse livro. Espero ter a chance qualquer hora dessas rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-editora-planeta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana! Se você gosta de distopias, vai gostar desse, beijos!

      Excluir
  4. OI1

    Que sonho se o mundo fosse assim! Apenas coisas boas, sem preconceito, discriminação, esterótipos... Visão sem igual! Gostei da resenhe e me aventuraria por esse mundo, gostaria de saber como a autora nos apresenta essa perfeição.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa é a segunda resenha desse livro que eu leio e admito que estou ainda mais curiosa. Adoro o gênero e realmente a premissa desse além de interessante é bem diferente de tudo que tmbm li.
    Eu acho que essa cena da mãe desesperada porque os filhos ficaram em outro mundo ainda crianças também seria a mais forte para mim, quanto mais agora que estou esperando meu baby.
    Enfim, eu amei e espero ler o livro em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essa foi a cena que marcou demais, porque tenho uma filhota...Beijos!

      Excluir
  6. Olá Suzana,
    Sempre que vejo resenhas para esse livro, a pessoa fala que o livro é diferente e muito bom.
    Ainda não conhecia ao certo sobre o que tratava-se o livro, mas gostei de conhecer um pouco mais a fundo.
    Estou participando do Booktour e fico muito ansiosa para ler o livro. Espero gostar.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzana,
    Quero muito ler este livro. Li uma resenha sobre ele e fiquei mega interessada. A autora, fofa master, me enviou um email para participar do book Tour, mas acabei perdendo o email na minha caixa de entrada. Sua resenha me deixou ainda mais interessada.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Li a sinopse do livro e não entendi bulhufas, mas a sua resenha esclareceu as coisas. Não posso negar que o livro tem uma grande originalidade, mas parece que ainda tem muita criatividade escondida ai, eu queria que você tivesse falado mais um pouco sobre o Mr. Queen, fiquei curioso!!!
    Enfim, vou ter que esperar uma oportunidade para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    É oficial, preciso ler esse livro. Quando fiquei sabendo do lançamento não dei muita bola, pq a capa não tinha me interessado e a sinopse tbm não muito. Mas depois percebi que era uma ótima pedida.
    Achei a sua resenha muito envolvente e bem escrita!
    Mas ainda tenho o pé atras com a capa - sim, eu sei, que não devemos julgar por isso, mas ela poderia ter feito algo mais atrativo.
    Espero conseguir ler o mais breve prossivel!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Suzyyyyyyy..... oia eu aqui....
    Então... já tinha lido uma resenha sobre o livro da Lorraine e gostado bastante da premissa da distopia. Tanto gostei que fui chamada para participar do tour! To louca pra por as mãos nele!... Uma das coisas interessantes nesse livro é o que eu vi em um filme: o ser humano tem um grande instinto de sobrevivência, tanto que em situações extremas é capaz de conseguir se adaptar facilmente, mas não sabe sobreviver como espécie, como uma sociedade, pois é muito egocêntrico e egoísta. Acho que este livro fala justamente disso também. Aguardando minha vez de ler!
    bjin pra vcs!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzy,
    Eu não li esse livro, mas adoro quando a história tem algum aprendizado.
    Se eu acordasse em um mundo sozinha, sem meu filho... afff acho que enlouquecia!!! Nem quero imaginar :(
    O mundo é cheio de tantos preconceitos, muita gente que só pensa em si... deveríamos pensar mais na humanidade e tentar fazer um mundo melhor.. seria uma sonho!!
    beijos e parabéns pela resenha
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Que legal ver sua resenha desse livro! Eu já tinha visto ele por ai, mas nunca imaginei que seria uma distopia. Eu não gosto de distopias, mas dessa eu me interessei pelo fato de ser tão "real". Não teria como existir mundo perfeito mesmo, pq o homem sempre tem essa necessidade de se sentir superior aos outros, e tende a encontrar alguma forma para isso.
    Me ver sem meu filho, me deu até uma angustia... Esse livro deve ser muito bom!!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    desde que descobri sobre esse livro, eu fiquei muito curiosa para acompanhar a leitura dessa trama. Deve ser ótima, daquelas que prende a atenção do leitor do começo ao fim. E achei a história bem diferente do que estou acostumada a encontrar nos livros que estou lendo.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  14. OIie,

    Esse livro, já vi tanta divulgação e resenhas que sinceramente eu fiquei sem vontade de ler. Mesmo sendo distopia e eu quero ler mais distopia esse ano, esse eu deixo passar, eu fico confusa com essa estória de morrer e depois nascer em outra idade e viver até certa idade, isso enlouquece kkk

    BJs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Nossa
    Essa distopia é bem diferente. Um mundo onde você chega aos 70, morre e renasce com 20 e vive até os 100 anos deve ser bem interessante.
    Não conhecia essa obra, mas adoro distopia e esse enredo me fascinou. Vou ver se consigo comprá-lo e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu já vi muitas resenhas desse livro, e em todas eu fico encantada e curiosa com a historia, a premissa é algo tão diferente que me deixa ansiosa para ler o livro rsrs, e eu sou apaixonada por distopias então tenho certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  17. Oi, essa não é a primeira resenha que eu vejo sobre essa obra e mais uma vez fico interessada pela história. Infelizmente não posso participar do book tour porque leituras com prazos definidos estão complicadas para mim, e adquirir eu ainda não tive tempo de procurar para saber o valor... Mas acho uma história extremamente criativa e me desperta muito o interesse de ler! Ótima resenha.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Sou muito curiosa sobre esse livro, justamente por sempre falarem da diferença que o livro traz e toda a sua trama. É daqueles livros que lemos uma resenha e sempre queremos saber mais. Ele já está na minha lista, espero ler logo e logo e entrar nesse mundo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Havia lido algumas resenhas dessa obra, e a cada uma minha vontade de ler só aumenta! Eu fiquei encantada pelo enredo. E imagino que deve ser muito aflitivo mesmo se ver em um mundo sem ninguém conhecido, ainda mais sem os filhos.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu me interessei tanto pelos comentários em relação a esse livro, que me inscrevi no booktour e só estou esperando chegar minha vez.
    Estou curiosa, porque sempre fui fascinada com esse negócio de fim do mundo, e saber que uma estória foi criada a partir disso me deixa mega empolgada.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    O livro parece ser bem interessante, adoro distopia! Principalmente pela parte reflexiva que tem, como você citou com relação a esse livro. Adorei a capa, bem diferente das normalmente encontradas. Caso eu tenha oportunidade com certeza lerei a obra.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  22. Sabe que não consigo me sentir atraída por essa obra! E olha que adoro uma distopia! Não sei exatamente o porquê da minha falta de interesse, mas creio que talvez tenha algo a ver com o fartão que foi aquela lorota de fim do mundo em 2012. Acho que, para mim, o assunto já ficou meio desgastado ali. De qualquer forma, a sua resenha está excelente, gostei muito!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Sou louca por distopias então PASSA JA ESSE LIVRO PRA CA PQ ELE É MEU AGORA!
    O livro tem TUDO para ser espetacular, esse negócio de profecia Maia é muito legal e acho que a ideia dela de fim de mundo como um recomeço foi fantástica.
    Quero. Já.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    A autora foi brilhante ao criar esse livro, pois o enredo é bem diferente de tudo que está sendo vendido por aí, e ao mesmo tempo passa tanto da verdadeira sociedade pra nós, que mesmo estando em um mundo com paz e sem doenças, não sabe viver em harmonia, em igualdade.
    Quero muito ler esse livro também e conferir quem é Mr. Queen.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Adoro distopias que proporcionam reflexão e esse livro parece ser bem assim.
    Gostei muito de saber que é reflexivo e que a autora não deixou soube conduzir bem a história.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Olá! ainda não tinha lido resenha do livro. Achei muito interessante! <3 Imaginar a vida assim de outros ângulos dá um frio na barriga. prece surreal, mas acredito que há momentos em que dar este passo para uma vida nova seja crucial.

    Interessante o enredo e a forma como foi conduzido. =)
    Linda resenha!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.