Adriana Brazil Início

Resenha #07: Outono dos Sonhos - Adriana Brazil

21.9.15Suzana Chaves Linhares


Título: Outono de Sonhos - Foi Assim que te amei
Autora: Adriana Brazil
Editora: Novo Século
Páginas: 312
Ano: 2014


Outono de Sonhos é o primeiro volume da Série Foi Assim que te Amei. Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor.

 Olá, tudo bom?

A resenha de hoje é da nossa literatura nacional. Posso dizer que Outono dos Sonhos é romance onde fala sobre o amor puro. Aquele amor que não pede nada em troca, que se doa pelo ser amado. A história se passa em Florianópolis, Santa Catarina, os protagonistas do livros são Helen e Andrew.

Helen é aluna do curso de Letras da UFSC. É uma filha exemplar, super dedicada aos estudos, boa amiga, gente boa. Por ser uma boa aluna e ter ótimas notas, começa a chamar a atenção dentro do seu meio acadêmico e é convidada a continuar uma história que fazia muito sucesso na revista da faculdade: O Príncipe e a Plebéia.  A construção desse conto dentro do livro, para mim, foi um ponto positivo dentro da narrativa. É uma história muito bela e envolvente, e confesso que muitas vezes fiquei mais interessada no conto do que na história em sim...Voltando.



Helen começa a ter contato com as pessoas que trabalhavam no projeto e pergunta pelo o autor e o porquê que o conto nunca foi terminado, já que fazia tanto sucesso. É ai que passamos a conhecer o Andrew. Um jovem e promisso estudante de artes, que teve que parar seus estudos devido a um acidente que sofreu e mais adiante, ainda começa a padecer com uma terrível doença. E por causa disso tudo vive recluso em sua casa juntos com seus fieis amigos Richard e Alan. Ao ler o que já havia sido escrito sobre o conto, Helen começa a se sentir envolvida com Andrew, mesmo sem conhece-lo. Ele, ao saber que ela vai dar continuidade a sua obra prima, começa a ter um certo ciúme e um pouco de implicância com Helen, mesmo sem conhece-la.

Helen, confessa a sua amiga Sarah o quanto está ficando envolvida com tudo isso, começa a procurar nas redes sociais por ele, até que o vê em uma foto na rede social do Richard e se apaixona a primeira foto  a primeira vista e decide que quer conhecer Andrew, ela pede ajuda aos amigos dele, mas eles sempre dão uma desculpa. Até que Richard convence Andrew a conhecer Helen, mas ele a alerta: O Andrew que ela viu na foto, não é o mesmo que ela vai conhecer...E finalmente eles se conhecem e a magia acontece.

"Paixão que digo é aquela que te deixa sem fôlego, te faz sonhar imaginando a pessoa amada, sempre com um sorriso nos lábios. Que arranca de você emoções novas e desconhecidas"

Bom, posso dizer que Outono dos Sonhos, para mim foi 50% agradável e 50% monótono. Vou começar pelos 50% monótonos. Essa parte que me deixou um pouco entediada, foi por causa da Helen. Como disse antes, ela é boa aluna, boa amiga, boa filha...Muito boazinha, não gosto de personagens 100% bonzinhos, fica utópico demais e acaba ficando um pouco chato. Em vários momentos da leitura ficava um pouco irritada com ela. Mas, essa é minha opinião pessoal. Não interfere com o enredo do livro, que é muito bem desenvolvido.

Os 50% agradáveis ficam por causa do amor e da entrega dos personagens por esse sentimento. Como disse acima, o amor retratado é o mais puro amor romântico, daqueles que encontramos em livros de Camilo Castelo Branco e de Willian Shakespeare. O que achei muito belo foi justamente a cumplicidade entre o casal, mesmo Helen sabendo o que vai passar ao lado de Andrew, sabendo das limitações e dos sofrimentos que possam surgir, ela não abre mão de viver isso. Ela o ama e vai enfrentar tudo ao lado dele. E Andrew? Foi o personagem quem mais gostei.  A personalidade dele é muito bem desenvolvida na trama. Ele passa a amar Helen com a mesma intensidade que ela o ama. Digo que é uma amor redentor, porque ela o torna vivo, ela consegue despertar o antigo Andrew e ao lado dele ele começa a sentir que pode haver esperança, mesmo quando tudo mostrar o contrário.

Outono dos Sonhos é um livro bem escrito, com uma leitura que flui tranquila, não é cansativa. A diagramação é ótima e a capa é muito bonita. É um livro que passa uma bela mensagem sobre amor, amizade e dedicação por aquilo que se ama.

Boa leitura!

Você Pode Gostar Desses

46 comentários

  1. É incrível a sensação de ler livros nacionais você pensa que está mais próximos do livro, hahah, não curto romance, mas pela sua ótima resenha indicarei para quem gosta.

    Abraços

    http://ideiasliterariasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme! REalmente, os nacionais estão ficando cada vez melhores. Obrigada por indicar e por sua visita também!

      Excluir
  2. Olá!!
    Tenho curiosidade em conhecer a série da Adriana, mas ainda não tive a oportunidade!! =/
    Só da personagem estudar Letras, já me identifiquei, mas concordo com você também não curto personagens boazinhas demais acabam me irritando profundamente!!
    Mas devido ao conto que esta presente na trama e do romance convincente pretendo dar uma chance assim que possível!!
    Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzi, obrigada! Ainda não li o segundo volume, Inverno das Cinzas. Essa é a única coisa que não gostei mesmo, o fato dela ser boazinha demais. beijos!

      Excluir
  3. Oiii!

    Eu adoro livros que tem uma história dentro da história <3 Acho que enriquece e seeempre fico super interessada mais dele do que no proprio livro hUHSAUHSUA.
    Não gosto de personagens tão bons assim também justamente por saber que isso na verdade não existe.
    Temos ponto de vistas bem parecidos, gostei da resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada! Esse foi o único ponto que me desagradou, mais no geral, é um bom livro. Beijos

      Excluir
  4. Oi Suzana, tudo bem?

    Adoro livros que tenham uma história dentro da história principal, e achei bem legal esse conto do "Príncipe e a Plebeia". As vezes esses personagens bonzinhos demais me irritam também, mas depende muito do contexto em que ele está inserido, mas com certeza a personalidade do Andrew é mais marcante para mim, adoro personagens que já sofreram algum trauma, acidente, ou possuem doenças e a forma como isso se desenvolve. Esses livros de amor puro, troca e doação são lindos, mas é uma pena que dificilmente isso acontece na vida real.

    Amo as capas dessa série, são super delicadas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaella! Andrew foi o meu personagem preferido, sua personalidade e bem marcante. Realmente, esse amor puro é bem raro hoje em dia, beijos!

      Excluir
  5. Nossa a tempos não lia uma resenha sobre esse livro e gostei muito da forma como você colocou suas impressões e opiniões sobre a leitura. Parabéns!!!
    O meu volume ainda está com a capa antiga e gosto muito dele, preciso comprar os outros volumes dessa série que já está toda lançada (4 livros) para concluir essa linda história de amor e superação.
    Parabéns pela leitura e pelo ótimo texto!!!
    Sim sucesso ao blog viu!!! Estou seguindo e precisando de algo é só falar!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Muito obrigada por seu carinho. Também gosto mais da capa antiga rs. Brevemente vou ler as continuações. Beijos

      Excluir
  6. Oi! Gosto bastante de romances, principalmente esses que acaba superando os obstáculos; mas as descrições da protagonista acabaram tirando qualquer curiosidade que teria com a leitura do livro. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvane! Sim, esse lado boazinha dela é um pouco irritante, mas mesmo assim a leitura vale a pena Beijos!

      Excluir
  7. Olá!
    Esse parece ser um romance bem gostosinho, embora eu tenha certeza que vou me irritar com a personagem mega boazinha, rs.
    Adorei sua resenha e já adicionei o livro na minha lista de futuras leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess, obrigada! É um romance bem fofo mesmo de ler, e as vezes dá uma irritação com protagonista também rs Beijos!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada da Adriana Brazil, mas já conheci ela pessoalmente e é uma fofa.
    Gostei da premissa do livro e achei essa ideia do conto dentro da narrativa uma ideia maravilhosa. Apesar da parte das ressalvas quanto a protagonista, eu ainda tenho vontade de ler e achei o romance bem emocionante. Vou anotar a dica.
    Parabéns pela resenha :D

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, obrigada! Sim, o conto dentro da história é lindo demais, fiquei encantada, e é um romance bem emocionante sim Beijos

      Excluir
  9. Ola Su estou com esse livros a tempos menina e ainda não li, confesso que esses 50% de monotonia me deixou com pé atrás sobre o livro, gosto de livro que mexam com nossas emoções, que não seja fofinho e morno. Vou esperar mais um pouco para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, mesmo com a parte monótona, o livro vale a pena ser lido, principalmente pela parte das cenas com Andrew, que são lindas. Beijos!

      Excluir
  10. Oi Su, tudo bem??
    Eu conheci a autora na bienal rs... mas acredita que nunca tive vontade de ler os livros dela?? Eu curti demais a sua resenha e o quanto os personagens são cativantes... eu não tenho nada contra as mocinhas boazinhas demais hahaha até me divirto com elas... mas não algo no enredo não me atrai mesmo falando de amor e de amizade... eu gostei da parte da paixão avassaladora...essas são as mais potentes e as que mexem demais com a gente... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dih! Você com toda certeza iria amar as cenas de romance entre eles, são de suspirar! Beijos lindona!

      Excluir
  11. Oi Su, sua linda, tudo bem

    Preciso antes de mais nada falar, lá vai: você me emocionou com a sua linda mensagem que deixou no meu Cantinho. Sou muito grata a sua generosidade e ao seu carinho. Não sou escritora, eu sou apenas uma leitora. Minhas palavras falam sobre os sentimentos que o livro foi capaz de despertar em mim, e saber que eu consegui lhe tocar enquanto lia meu texto, me deixa feliz. Obrigada!!!!

    Sabe Su, não me importa se o personagem é bom ou ruim (mas confesso que tenho uma queda pelos vilões, risos...), o que me importa é se o texto conseguiu me dar verdade, eu preciso acreditar que ele é bom ou ruim. E você me fez acreditar que Andrew está se escondendo, está sofrendo, e está com muita raiva, não por vaidade, mas por ter que permitir que outras pessoas façam o que ele gostaria de estar fazendo. Só por isso esse livro vale a pena. Parece ser uma linda história que eu não vejo a hora de ler.

    E se ainda quiser saber a minha opinião, sua resenha está muito melhor do que as outras, pois você colocou nela o que sentiu, o que o livro deixou em você. Parabéns!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila! Minha linda, muito obrigada! Minha mensagem foi totalmente de coração, sincera, você é super talentosa e merece todo esse reconhecimento. Quanto a resenha, estou me dedicando muito para poder fazer um bom trabalho, e quando disse que você e a Diana são minhas inspirações, é a pura verdade, aprendo muito lendo as resenhas e de cada uma vou tirando uma lição.

      Sim, as cenas entre eles é linda, super românticas, mostrando que nada é impossível quando se ama verdadeiramente alguém, beijos!

      Excluir
  12. Aiiiiiiii ta na minha lista de leitura faz algum tempo os livros da Adriana Brazil, confesso que também não curto um personagem que não tenha defeitos, mas eu amei que se passa na cidade onde moro. Vou ver se até final do ano consigo ler e venho dizer o que achei. beijocas!!

    www.clubedolivro15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Feliz em ter ver aqui! Nossa, a descrição da cidade é linda, fiquei super curiosa para conhecer, espero que goste da leitura, beijos!

      Excluir
  13. Adorei acompanhar O Príncipe e a Plebéia durante a narrativa, também achei um ponto bem positivo. Mas, para falar a verdade, acho que gostei do livro bem mais do que você, não achei monótono em nenhum momento, me encantei pelos personagens e pelo amor que a gente sente entre eles. Só li os dois primeiros livros da série até agora, mas pretendo finalizá-la em breve.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Esse foi o primeiro livro que li da Adriana Brazil. A única coisa que não curti mesmo foi a parte da Helen. Quando ela estava com Andrew, tudo mudava, a história ficava bem mágica mesmo. Beijos!

      Excluir
  14. Adoro romance e fiquei super contente em saber que um romance tão bom assim é nacional, espero poder ler ele em breve pois gostei muito mesmo.

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Nossos autores nacionais estão produzindo livros maravilhosamente lindos, vale a pena ler, beijos!

      Excluir
  15. Suzane, tudo bem? Nesses últimos meses eu tenho lido bem mais livros nacionais e deixando o preconceito de lado e me apaixonando pelos nosso autores. Mas, essa história de amor a primeira foto hahaha não me convence muito, gosto de amores que vão se desenvolvendo e sendo cultivados, talvez, esse seria o motivo de ser monotono pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stephanie, os livros nacionais estão em pé de igualdade com qualquer livro do mundo! Vale a pena ler sim, beijos!

      Excluir
  16. Oiee.

    Tenho muita vontade de ler as obras da autora, pois gosto do gênero e o estilo de história que ela narra. Espero gostar quando ler

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Espero que você curta bastante a leitura, beijos!

      Excluir
  17. Nossa que legal uma história dentro da outra, quero ler já. Ah!!! Que lindo este trecho... muito eu... "Paixão que digo é aquela que te deixa sem fôlego, te faz sonhar imaginando a pessoa amada, sempre com um sorriso nos lábios. Que arranca de você emoções novas e desconhecidas" Como amo romance, tenho certeza eu vou gostar desse mesmo tendo uma parte monótona, segundo a sua resenha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania! Então, para mim foi parado...Mas você pode tirar outra conclusão :) O romance realmente é lindo! Beijos!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Esse livro definitivamente não é para mim. Primeiro que não gostei de nada da capa, segundo que mesmo com todas as qualidades, assim como você, não acredito em personagens 100% bons. Torna a leitura mega super monótona e muitas vezes até chata, o que pode fazer com que o leitor dispense o livro e vá ler outra coisa. Por mais que os outros 50% tenham te agradado, os 50% que te decepcionaram é o suficiente para que eu já desista da leitura Rsrsrs.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Eu gosto mais da capa antiga. Apesar dos 50% que não me agradaram, os 50% restante valeram a pena a leitura. Abraços!

      Excluir
  19. Hahahahha também não acredito em personagens muiiiito bonzinhos, então a protagonista me encomodaria no mesmo nível. Mas mesmo tirando esse detalhe, essa série não me interessa muito devido a sua temática religiosa. Nem as resenhas mais positivas me convenceram rsrsrs

    Beijos, Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dreeh! Realmente, ao longo do livro a protagonista fala sobre religião com a sua amiga, como não li os outros, não sei como essa abordagem é feita. Beijos!

      Excluir
  20. Hahahahha também não acredito em personagens muiiiito bonzinhos, então a protagonista me encomodaria no mesmo nível. Mas mesmo tirando esse detalhe, essa série não me interessa muito devido a sua temática religiosa. Nem as resenhas mais positivas me convenceram rsrsrs

    Beijos, Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dreeh, realmente em alguns pontos a protagonista fala sobre religiosidade, beijos!

      Excluir
  21. Oieee!

    Nossa parece ser um livro tão triste!
    Eu até que acredito em personagens bonzinhos hahahaha, eu sou do tipo que acredita no lado bom do ser humano .. aff.
    Mas não seria meu tipo de livro ideal.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha posso te falar que o amor deles apesar de ser lindo é bem sofrido mesmo rs Beijos!

      Excluir
  22. Oláá
    Já ouvi falar bastante do livro e parece ser bem legal, eu leria se tivesse oportunidade mas não é um livro que desejo, muito boa a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina, obrigada! É um livro bem legal sim, beijos!

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu sempre ouvi falar muito bem dos livros da Adriana Brazil e tenho muita curiosidade para ler. E que capas lindas!
    Sobre a história, tenho grandes chances de achar o mesmo que você, porque também não gosto de personagens bonzinhos demais. É muito irreal, e me irrita. Então, acho que também acharia essa parte monótona. Que bom que o romance foi bom, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, apesar desse detalhe sobre a protagonista, o romance é muito bom, beijos!

      Excluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

Visitas

Formulário de contato